Iniciar um negócio requerer múltiplos conhecimentos que podem deixar o empreendedor um pouco perdido sobre qual direção tomar. Redução de custos é uma realidade para a maioria das empresas, mas quando o negócio está dando os primeiros passos, planejar e conhecer todos os custos da sua operação é uma obrigação.

Abrir uma empresa exige um investimento alto e um custo fixo para manter a operação. Mas existe escolhas que podem ser feitas para amenizar os custos altos, sem abrir mão de uma estrutura de qualidade e deixando o financeiro da empresa mais tranquilo.

Um dos maiores custos de uma empresa são os custos de espaço físico. Uma empresa de pequeno ou médio porte que tenha equipe ativa que trabalha em escritório em horário comercial precisa de um espaço físico para exercer suas atividades: atender, vender, criar, analisar, enviar…

O movimento natural do empresário é alugar um espaço comercial por intermédio de imobiliária. O espaço, muitas vezes, precisa de uma reforma ou pequenos reparos. Então entra a mobília: mesas, cadeiras, armários para viabilizar a rotina de trabalho de todos. E quem trabalha hoje sem internet? Instalação de internet. Precisa de ar condicionado? Provavelmente. E o básico? Água, luz, telefone, serviços gerais. E aqueles extras que ninguém abre mão: café, estacionamento, um lanchinho próximo de você. A lista de contas fixas só aumenta. Às vezes, aumenta tanto que o financeiro precisa contratar um assistente para dar conta de organizar tanto boleto, junto a folha de pagamento, cobranças de clientes, dentre outras funções.

Será que vale a pena investir tudo isso?

Você que tem que decidir, de acordo com seu planejamento e metas para suas empresas. Você pretende comprar um espaço? Isso seria excelente. Mas será que sua mobília vai ser adequada para o futuro espaço?

Será que você não poderia estar economizando agora em custos fixos para fazer um investimento maior no futuro? Ou você realmente acha demais esses custos fixos de qualquer forma?

Avalie. Coloque na ponta do lápis. Entenda qual é a real necessidade da sua empresa.

Por que o espaço de coworking pode ser sua melhor saída?

Um espaço de coworking tem o conceito de ser uma solução prática com o melhor custo benefício para múltiplas necessidades de uma empresa.

São serviços de cessão de salas privativas com capacidade para equipes dos mais diversos tamanhos, já mobiliadas, e prontas para usar. É só chegar e começar a trabalhar.

As estações de coworking também são uma opção para quem tem a necessidade de um ponto de apoio, e não precisa de uma sala própria, reservada exclusivamente para você.

Na Venue Coworking, todos os planos de espaços de trabalho já incluem internet, água, luz, segurança, recepção, serviços gerais, gerenciamento de correspondência, gerenciamento de telefone, café e água. Existem planos que também podem incluir salas de reunião e treinamento.

Você terá uma estrutura moderna e completa a sua disposição com o menor custo benefício, além de se abster de gerenciar os pagamentos de contas fixas que você teria em uma sala comercial.

Leave a Reply