Abrir a empresa com o menor custo é a escolha preferida da maioria dos empreendedores brasileiros. Em um país onde 24% das empresas são de serviços, de acordo com uma pesquisa do Sebrae em 2018, 1 a cada 4 empresas registradas no CNPJ fecha antes de completar 2 anos de mercado. Por quais motivos? Podem ser muitos, mas indica-se que a maior razão é falta de conhecimento de gestão que leva a má administração e gastos errados.

Uma sala comercial onera muitos custos fixos e pode estar sendo subutilizada pelo empresário e sua equipe. O endereço fiscal tem sido uma excelente saída para os empreendedores que visam abrir seu negócio regularmente junto aos órgãos competentes, com o menor custo possível e com as vantagens de participar de um ecossistema sustentável de um coworking.

Quem pode te oferecer o serviço de endereço fiscal?

O endereço fiscal ou escritório virtual são serviços exclusivos do segmento de coworking. O coworking não pode abrir sua empresa como um escritório de contabilidade, mas é ele quem fornece o contrato e a documentação necessária para que a abertura da sua empresa seja possível.

O que é o endereço fiscal?

O endereço fiscal é o endereço no qual você vai abrir sua empresa, sendo assim o endereço onde sua empresa estará cadastrada para todos os órgãos competentes.

Quais são as vantagens de abrir um endereço fiscal?

Para abrir sua empresa, é necessário ter um endereço fiscal, e normalmente os empresários já pensam em buscar salas comerciais, o que acarreta aluguel, condomínio, conta de água, luz, reformas, mobiliar o espaço, dentre outras contas que acaba aumentando o seu custo fixo e seu custo de investimento para o início do seu negócio.

O endereço fiscal permite que você abra sua empresa legalmente sem precisar ter um espaço físico de trabalho. Muitos escolhem trabalhar em casa, em cafés ou em espaços de coworkings com salas privativas ou compartilhadas.

Mas caso você deseje ter um espaço físico, o coworking pode te oferecer esse espaço como um serviço separado ao do endereço fiscal.

Outra vantagem é a praticidade e a redução da burocracia. Com o contrato do endereço fiscal e o comprovante do IPTU do coworking, você pode ir diretamente ao seu contador abrir sua empresa.

Quem pode abrir endereço fiscal?

Em geral, prestadores de serviços. Existe uma consulta de adequabilidade que tem que ser realizada na assinatura do contrato que avalie se o CNAE da empresa a ser aberta é compatível com a área construída do coworking.

Em quais situações práticas o endereço fiscal pode ser uma boa saída?

Profissionais autônomos que precisam gerar nota fiscal;
Freelancers que trabalham de casa mas não podem abrir MEI na própria residência;
Profissionais que viajam muito e precisam de um endereço para recebimento de correspondência;
Empresas de outros estados que precisam emitir nota localmente;
Profissionais que querem ter o endereço da sua empresa em um bairro específico, mesmo trabalhando de outro lugar.

Leave a Reply