Um dos maiores problemas no ambiente de trabalho é a gestão do tempo em prol da produtividade. Queremos fazer cada vez mais no menor tempo possível, e com qualidade.

Muitas vezes o estar ocupado pode ser confundido com produtividade. Não é bem isso o que esperamos. O ser produtivo varia de pessoa para pessoa. Cabe uma análise pessoal para encontrar esse equilíbrio.

Mas o profissional produtivo é aquele que consegue cumprir as tarefas do seu dia, sem atrasar seus prazos, e ficando satisfeito com o seu rendimento.

1. Defina horários específicos para verificar e-mail e redes sociais

Os principais vilões da produz atividade de hoje são as redes sociais. A dinâmica acelerada de novas informações, atrelado a notificações que não te deixam em paz, junto ao “FOMO” – fear of missing out, em traduzido para “o medo de estar perdendo alguma coisa” levam ao usuário a depender do aparelho celular de forma que poucos admitem que é prejudicial.

Uma forma de controlar esse uso excessivo para não atrapalhar suas atividades é definir horários para verificar suas notificações e e-mails, de acordo com sua necessidade real.

E-mails podem ser mais frequentes, se sua demanda de trabalho é encaminhada mais por essa ferramenta. Pré-defina dois horários pela manhã e dois pela tarde pode ser um bom começo.

2. Priorize as tarefas mais complexas

Muitas vezes tendemos a fazer listas grandes que incluem tarefas simples como ‘verificar e-mails” ou “atualizar agenda” e acabamos colocando essas tarefas como prioridade. É ideal iniciar seu dia pelas tarefas mais importantes, mais complexas ou que serão ponto de início para outras tarefas.

Assim você terá um dia produtivo, realizando tarefas que vão realmente acelerar seus projetos e prazos.

3. Estipule prazos mais curtos

Com medo de não entregarmos uma tarefa, acabamos definindo prazos mais longos. Essa falsa sensação de produtividade nos faz parece ocupados, e na verdade, estamos sendo flexíveis demais, o que leva a procrastinação. Faça o teste. Enxugue seus prazos de algumas tarefas mais importantes e veja seu dia render melhor.

4. Delegue sim!

Outro problema muito comum, principalmente de líderes e gestores, é o micro gerenciamento. Muitas vezes o flow de trabalho da equipe fica travado porque toda tarefa tem que ser acompanhada, todo relatório previamente revisado pelo chefe e isso acaba atrapalhando o rendimento da equipe como um todo. Se você tem uma equipe, selecione tarefas que você pode delegar. Não é necessário supervisionar cada fase do processo. Você acaba se ocupando com tarefas ordinárias e sua equipe fica presa a sua rotina, sem produzir como deveria.

5. Qualidade de vida é bom e todo mundo gosta

Nossa jornada de trabalho já é muito extensa. Levar trabalho para casa, com a ilusão de que está sendo mais produtivo é a maior furada. Você precisa descansar. Pode ser que você não sinta os efeitos da exaustão agora, mas eles vão chegar.

Por isso, priorize sua qualidade de vida. Alimentação, exercício físico e descanso. Você precisa cuidar bem esses três pontos para manter seu corpo ativo e pronto para o trabalho no dia seguinte. Seu corpo é a sua principal ferramenta. Não o deixe de lado.

Produtividade é variável e cabe uma análise particular e pessoal de cada um para definir o que é ser produtivo para você. Tire esse tempo e defina suas prioridades. Saber o que tem que alcançar ajuda a travar o melhor caminho para o sucesso.

Leave a Reply